Friday, October 28, 2016

Da Natureza da Matemática Moderna e da Realidade.

O matemático Edward Frenkel escreveu um livro valioso de iniciação à matemática moderna para leigos( talvez nem tanto) nessa área do conhecimento,  que sentem ser de interesse para sua evolução intelectual, poder alçar voo em direção a altos níveis de abstração, onde parece residir a possibilidade de entender a natureza das coisas.
O estudo da matemática moderna se desenvolve já há alguns séculos e segue em plena expansão através de pesquisas de ponta ora em andamento pelo mundo afora. A matemática parece algo como uma "linguagem" que nos possibilita acesso um manual de instruções de “legos” que subjazem a estrutura e funcionamento de mundos, pois parece ser a expressão de uma inteligência universal e atemporal através da qual se pode compreender, nos limites das criaturas, todos os mundos possíveis, passados, presentes e futuros, sendo nossa realidade ou mundo um dentre muitos possíveis.
O livro “Amor e Matemática” é uma rara oportunidade a propiciar ao leigo interessado um vislumbre do tema, mesmo sem o domínio das técnicas que respondem pelo desenvolvimento dessas pesquisas, cujo domínio requer talento, esforço e uma vida dedicada ao trabalho nesses temas. De qualquer forma talvez todos tenhamos que trilhar esse tipo de aprendizagem, nos altiplanos da abstração, para nos aproximar do coração da realidade escondida, por certo com reverência e gratidão. A esperança é que a Realidade Última nos propicie alguma forma de mais "existências" para um possível trabalho nesse caminho de redenção e que inclua a todos.

Segue a transcrição do primeiro paragrafo do prefácio do livro “Amor e Matemática” que constitui também um convite para encetar essa jornada redentora rumo ao entendimento. ”Há um mundo secreto lá fora. Um universo paralelo oculto de beleza e elegância. Entrelaçado intricadamente com o nosso. É o mundo da matemática. E ele é invisível para a maioria de nós. Este livro é um convite para a descoberta desse mundo.



















No comments:

Post a Comment